Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Defumação

                      Seguindo a sistemática dos assuntos anteriores referentes aos elementos da umbanda, hoje iremos falar sobre a defumação. Quais seriam seus propósitos, com qual postura ser feita, o efeito que causa a defumação dentro de um terreiro ou dentro de uma casa, entre outros.

         Seria muito imprudente de nossa parte considerar a defumação mera crendice, pois não é atoa que ela é usada a milhares de anos em diversas crenças religiosas, sendo elas cristãs, esotéricas, africanas, orientais, entre outras.
             A defumação tem como seu objetivo fazer a limpeza etéreo-astralina, limpando o ambiente (terreiro ou casa) energeticamente, dissipando energias negativas, miasmas, larvas e parasitas astrais, formas-pensamentos negativas e até afastar alguns espíritos mal-intencionados.
                    Isso se dá devido a queima das ervas, as quais desde o instante que germinaram no solo terreno até sua coleta absorveram todo o tipo de nutrientes e energias, tais como; vitamínas, minerais, umidade, energia do Sol, da Lua, ectoplasma terreno do nosso planeta. Todo esse potencial é liberado em sua queima, limpando  astralmente e proporcionando equilíbrio ao ambiente, facilitando a concentração e a ligação com os guias que ajudarão na limpeza do ambiente.
                      Esta ritualística é milenar, onde os antigos magos já faziam o uso dela, devido ao seu conhecimento e experiência nas coisas ocultas, sabendo como manipular e combinar certos tipos de ervas que quando queimadas criavam barreiras protetoras contra espíritos mal-intencionados, criando assim um ambiente propício para seus trabalhos magisticos. Certos tipos de ervas quando queimadas exalam, no astral, odores tão fortes que para alguns espíritos é impossível continuar naquele ambiente, podemos fazer uma pobre comparação, imaginando um ser humano exposto aos odores de um esgoto, carne em putrefação, substâncias alérgicas e assim por diante, tal que este ser humano não conseguiria ficar muito tempo exposto aos odores.
                  A pessoa que irá fazer uso desta ferramenta ritualística deve estar ciente que não deve fazer a defumação de qualquer jeito. Esta deve estar harmonizada, com pensamento elevado, pedindo proteção ao seus guias, aos orixás, aos mentores da casa e sempre mantendo a máxima concentração, evitando conversas e pensamentos impróprios durante este ato. Também junto da defumação são feitas orações e cantados pontos para auxiliar neste ritual, unindo o elemento do fogo (fumaça) o qual têm efeito de transmutação de energia, desintegração de trabalhos de feitiçaria e miasmas que vibram no astral, juntamente ao elemento do som (pontos cantados e orações) o qual tem a função de atração, concentração ou repulsão energética. Assim intensificando ainda mais o resultado do ritual da defumação.
                  
                   Cabe ainda salientar que a defumação deve ser feita no intuito de pedir proteção e limpeza astral do ambiente, criando uma egrégora equilibrada para os trabalhos efetuados no terreiro ou para se habitar uma casa, e nunca com o propósito de enxotar espíritos que por acaso ali habitam.