Antes de começar a falar sobre as funções que esta Linha desempenha, vamos falar sobre seu aspecto social, e por que de tanto preconceito gerado desde o passado e que ainda sobrevive em vários lugares. Sabemos que o machismo impera na nossa sociedade a milhares de anos, oprimindo e inibindo a mulher de desempenhar suas funções, seus sonhos e a naturalidade do ser feminino. Dentro deste aspecto é que entram as Pomba-Giras, onde na década de 60 podemos dizer que se juntam ao movimento feminista no lado astral, promovendo uma grande invasão de sua Linha nos terreiros de Umbanda de todo o Brasil. Estas moças vem justamente para combater a opressão que o machismo coloca sobre as mulheres, opressão que muitas vezes ocorria até mesmo dentro dos terreiros, onde os médiuns homens julgavam as mulheres incapazes de desempenhar um bom papel mediúnico, pensando que o papel de cambono era melhor desempenhado por elas, entre outros preconceitos.
Aquela mulher opaca, reprimida, sem confiança, submissa as vontades do marido, sem brilho nenhum, sem sensualidade e apagada perante a sociedade machista, agora incorporada pela Pomba-Gira vai contra todos os preconceitos, mostrando a imagem de uma nova mulher, uma mulher que fala aquilo que tem vontade, que sorri, que se enfeita passando batom e perfume, a mulher que é suave e elegante, e que quando é acometida por preconceitos a sua resposta é uma gostosa gargalhada. Então com a vinda destas Moças, as mulheres recebem o conforto no terreiro, o auxílio, a força para enfrentar os desafios e os problemas, tanto da vida profissional quanto em sua casa com seus familiares, lutando por seus direitos, e para realizar seus sonhos e vontades. O homem machista vendo toda esta mudança acontecer, com toda sua ignorância e medo de perder o seu lugar, começa a taxar esta Linha que vem prestar o apoio as mulheres, como ex-prostitutas, acompanhantes, mulheres da vida, bruxas, e se não bastasse, as médiuns que incorporavam estas entidades também eram acometidas do mesmo julgo. Esta foi uma das principais razões e objetivos que a Pomba-Gira veio desempenhar, é claro que não veio somente para este fim, desempenhando importantes funções das quais falaremos a seguir.
Sendo esclarecido o aspecto social desta Linha, vamos falar sobre as suas funções energéticas para com os consulentes. Uma destas funções é se não a principal função das Pomba-Giras, na qual estas entidades trazem o elemento vitalizador na vida dos que procuram sua ajuda. Este elemento funciona como um estimulante das vontades, desejos e metas que o ser humano tem na vida, e que muitas vezes por desequilíbrio gerados por seus atos e pensamentos acaba deixando estes desejos abafados perante tanta confusão, o que estas Damas fazem é tocar o íntimo destes seres, com seus mistérios e poderes, reequilibrando-os energeticamente e emocionalmente, assim o ser passa a ter o desejo e a vontade avivados no seu interior. Este estimulo e o desejo, foram muitas vezes e ainda são confundidos e deturpados com promiscuidade, desquilíbrio sexual e desejos sexuais de baixa vibração, que muitos carregam, assim quando "incorporam" estas entidades que denominam ser Pomba-Giras, nada mais é que uma mascara de puro animismo e mitificação, para extravasarem todos estes sentimentos desequilibrados, botando a culpa nestas amadas entidades. Sendo assim cabe salientar que Pomba-Gira quando desce no terreiro, não vem para fumar por puro hábito, nem para tomar porres, falar palavrões e muito menos dar receitas de trabalhos de amarração ou estimulo sexual, por tanto se onde você vai acontece este tipo de comportamento, tenha cuidado pois alguma coisa está errada.
O papel que esta Linha desempenha para com o médium não é tão diferente quanto para com os consulentes, durante uma gira de esquerda muitas vezes as Pomba-Giras vem em seus aparelhos mediúnicos (médiuns), para revitalizar e reequilibrar suas emoções e energias, movimentando todas as energias que se encontram paradas e desobstruindo os chakras do médium, podendo a Pomba-Gira incorporar primeiramente para desempenhar esta função, preparando o médium para os trabalhos, também podendo vir ao final dos trabalhos, quando o médium se encontra esgotado, para o revitalizar novamente. Quem acha que Pomba-Gira tem somente o papel de revitalizar e limpar ambientes e pessoas, esta muito enganado, pois saibam que muitas Pomba-Giras são as principais guardiãs de seus médiuns, assim dividindo muitas vezes o trabalho da milícia com os Exus, desempenhando praticamente a mesma função, só que de maneiras diferentes, operando na defesa energética, magística e emocional do médium, sendo aquela que o acompanha praticamente por toda a sua vida.
Quando a função desta Linha perante a espiritualidade podemos citar alguns trabalhos. Dentro do terreiro enquanto ocorre uma gira, seja esta de Esquerda ou Direita, as Pomba-Giras desempenham o papel de grandes agentes do saneamento energético daquele local, transportando pensamentos de origens energéticas deletéreas para campos de retenção. Quanto aos trabalhados efetuados por esta Linha no astral inferior, podemos citar um de seus papeis em grandes missões de desmantelamento de organizações trevosas e de resgates. As Pomba-Giras acompanhadas dos Exus se posicionam estrategicamente em pontos onde espíritos levianos e desequilibrados possam vê-las e serem atraídos por sua magnitude, estas que são conhecedoras da arte da lábia mantém os espíritos com sua atenção voltadas a ela, para que Caboclos, Pretos-Velhos e Guardiões possam se infiltrar nas instalações destes locais para desempenhar seus papéis. Também não esquecendo os trabalhos que estas divinas Moças desempenham pelas ruas, em épocas que os homens extravasam seus sentimentos desordeiros, sendo assim estas resgatam grandes quantidades de espíritos que acompanham muitos seres humanos em seus atos desequilibrados, promovendo a limpeza e o resgate das ruas.
Podemos concluir afirmando que Pomba-Gira não é menos nem mais importante que qualquer outra Linha, mas sim faz parte de um todo, pois onde há o equilíbrio da razão há também o equilíbrio da emoção, e neste quesito se dá a "Encruzilhada" vibracional, Razão e Emoção, Exu e Pomba-Gira.
Laroyê!