Salve a todos, hoje retomando o assunto sobre as linhas de trabalhos na Umbanda, vamos falar a respeito da Linhas dos Boiadeiros, seu arquétipo, sua função dentro e fora dos terreiros.
Esta linha de trabalho dentro da Umbanda representa socialmente a imagem do verdadeiro sertanejo, ou seja, o homem e mulher do campo, que toca o gado, que da terra judiada tira o seu sustento, nesta linha também entra o cangaceiro, o lampião, enfim, é a imagem daqueles espíritos que para sobreviver e serem felizes, tiveram que lhe dar com firmeza a dureza que a vida impôs a eles.
A Linha dos Boiadeiros é regida pelas vibrações de Ogum, Yansã e Egunita, por isso a vibração sentida quando eles baixam no terreiro é bem forte, como se estivesse-mos no campo em meio a corrida de uma boiada, com a terra a tremer.
As falanges que compõem esta linha efetuam diversos trabalhos na espiritualidade, podemos começar falando de um de seus principais trabalhos, que é o transporte de espíritos, sejam estes sofredores, em tratamento, marginais, e demais espíritos. Como um peão laça o boi e o conduz, as falanges de boiadeiros que se encarregam do transporte dos espíritos conduzem estes com seus enormes laços energéticos, assim retirando estes de zonas inóspitas e os encaminhando para hospitais, prisões, terreiros, faculdades espirituais e demais locais, dependendo da particularidade de cada "boiada". Nem sempre estes conduzem as suas boiadas pelo meio do laço, alguns os conduzem por meios de transportes espirituais (aéronaves), assim tendo capacidade de encaminhar maiores grupos de espíritos.
Estes também usam os seus "laços" para proteção, por exemplo, em um terreiro onde está acontecendo uma gira de boiadeiros, haverá um grupo destes que criam um laço gigante em volta do terreiro, atuando como um campo de força, auxiliando juntamente dos outros campos que compõem a proteção do terreiro, cabe ainda salientar que além de proteger, este laço funciona como uma armadilha contra espíritos zombeteiros, pois no momento que ultrapassam esta barreira não podem mais sair, sendo encaminhados aos campos de retenção do terreiro, onde terão a chance de serem auxiliados pela espiritualidade, caso não quiserem, logo serão encaminhados para casas de reeducação.
Sendo exímios transportadores de espíritos, não deixariam a desejar no setor de energias e magias, onde com a natureza energética que compõe esta linha de trabalho e seus conhecimentos, conseguem realizar grandes quebras de demandas e limpezas astrais, estas que funcionam com o redirecionamento de energias deletérias para locais de reciclagem energética. Durante as consultas que estes efetuam no terreiro, incorporados em seus médiuns, é comum ver o uso do café, juntamente da bebida alcoólica e o uso do fumo por meio de cigarros(artesanais) ou charutos, utilizados como condensadores energéticos e também dissipadores de fluidos nocivos. No seu modo de falar trazem uma vibração mais marcante, por seu jeito firme, sem meias palavras, indo direto ao ponto, procurando mostrar claramente ao atendido o que esta acontecendo e onde deve haver mudanças.
Para finalizar deixamos aqui alguns nomes usados pelas entidades que trabalham nesta linha: João Boiadeiro, Zé Tonho da Ribeira, Zé Mineiro, Boiadeiro do Rio, Maria Bonita...
Salve os Boiadeiros, Getruá!