Saravá a todos leitores do Luz na Umbanda! Hoje viemos no intento de falar a respeito da energia e poder mineral que nos circunda. Trazendo reflexões a respeito do poder divino presente na natureza, queremos instigar a todos que reflitam sobre como podemos utilizar as riquezas que a natureza nos proporciona em nosso favor.
"Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além d’Ele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro lúcido."
(O Alcorão Sagrado, 6º Surata, Versículo 59)
Não á maneira melhor de expressar a grandeza e a infinita sabedoria que há em Deus e nas suas criações, como no trecho a cima. Em nosso ver, esta passagem caracteriza a onisciência de Deus, a devida função e importância que há em tudo que ele cria no universo. Muitos são os que, mergulhados em extremo materialismo, vivem num mundo que é rico em formas, cores, sons e vida, mas acreditam que toda esta diversidade está ali, ao seu redor, por obra do acaso, como se as diversas formas de vida existissem apenas para enfeitar os seus olhos ou agradar seus ouvidos.
Acreditamos que seriam totalmente sem graça, incompletas, imperfeitas e falhas as criações de nosso Deus Pai, se tudo que nos cerca, diferente de seres humanos, servisse apenas para nosso agrado e sustento. Hoje viemos aqui para falar sobre a força mineral que nos cerca, mas acreditamos que toda forma, força e energia eólica, ígnea, aquática e vegetal tem divina importância, além da matéria.
O ser humano vive no nosso planeta sobre milhares e milhares de Km de rochas. Estas rochas, estão no nosso planeta a muito mais tempo que nossa raça está na Terra, e o engraçado é que poucos são os que procuram entender a respeito da importância que a rocha, pedra, cascalho, seja lá a nomenclatura que queiram dar, tem na sustentação física e energética de nossas vidas. Se costuma ouvir que o "homem" domina diversas tecnologias, dentre elas a manipulação dos minerais, mas será mesmo que domina? Será que a utilização dessa força gigantesca, se limita somente ao uso nas áreas da metalúrgica, da construção e da medicina? Será que o ser humano sabe utilizar de toda essência desta matéria prima?
Cremos que não!
Se crendo, pelo menos dentro das vertentes espiritualistas, que Deus está no todo, e o todo é tão sagrado quanto Deus, pois provém d'Ele, não deveríamos aprofundar no estudo e pesquisa a cerca das características espirituais, energéticas, curativas que partem da essência mineral? Por que não dar a devida importância na utilização energética, para fins benéficos a nossa vida, as pedras?
Dentro da nossa senda, a Umbanda, ainda vemos muita confusão e ignorância no que se diz respeito a utilização e manipulação de energias. Muitas coisas que deixamos nas "mãos" dos espíritos, muitos aspectos, no que tange o equilíbrio energético de um ambiente e das pessoas que ali frequentam, ainda são deixados somente para serem tratados pela famosa espiritualidade. Nos esquecemos de investigar e aprender a respeito do magnetismo, que é algo natural a toda forma de vida na face do nosso planeta, mesmo tendo uma gama de referências e obras valiosas que trate deste assunto. Muito se tem a ganhar quando se sabe aproveitar o tesouro que está presente ao nosso redor, todo grão, toda folha, toda gota, toda parte da natureza que nos cerca tem um poder, que provém de uma formação, de um processo de transformação e aglutinação de energias e nutrientes, tanto físicos quanto extrafísicos.
Se dizemos amar tanto Orixá, se dizemos seguir Orixá, devemos entender Orixá, não como lendas, deuses e deusas humanizados, mas sim como qualidades de Deus, nosso Pai Criador, que além de nos criar, criou tudo que nos cerca e nos mantém. Compreendendo o que são Orixás podemos entender uma pequena parte do universo que nos circunda, mesmo sendo pequena esta parte, já é o suficiente para entender a atuação dos Orixás em nossas vidas e no planeta que vivemos.
Deus criando tudo, logo os Orixás fazem parte desta criação e da sustentação das criações, seguindo este pensamento vemos que a natureza é tão divina e perfeita quanto o homem, então podemos enxergar o poder e a força dos Orixás em uma "pequena e simples pedra". Nas pedras existe uma sutil e grande força, que atua sobre tudo ao seu redor, assim vamos entendendo que para cada elemento existente na face da Terra, existe uma força que sustenta e dá particularidades ao mesmo, e estas particularidades carregam as diversas qualidades e energias dos Orixás.
Então, existem diversas pedras, cascalhos, cristais, rochas, que carregam as diversas energias dos Orixás, podemos assim, utilizar as pedras para determinadas situações e propósitos. Para nós que atuamos e acreditamos na senda Umbandista, que acreditamos na força das qualidades divinas, os Orixás, é muito importante e rico o conhecimento a respeito da força mineral, assim como as demais forças da natureza. A Umbanda enxerga Deus no micro e no macro, portanto vê Deus na natureza, assim como diversos caminhos espirituais veem também. Essa visão expandida do divino que a Umbanda nos proporciona, nos possibilita vasta gama de ferramentas e elementos para utilizarmos em benefício de nós mesmos, do nosso próximo e do ambiente em que vivemos.
Concluímos assim, que um estudo aprofundado e diversificado, à respeito dos reinos da natureza, em aspectos materiais e energéticos, trarão um grande leque de conhecimentos proveitosos a cerca da atuação e utilização dos mesmos, para todos aqueles que buscam o aprendizado na senda umbandista e nas demais sendas que levam ao Pai. Nosso dever e responsabilidade é nos tornarmos ferramentas afiadas, para que nas mãos dos mensageiros dos Orixás, possamos levar bençãos e auxílio com maior eficácia para aqueles que necessitam, e trazer transformação e evolução na caminhada individual de todos nós.