Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Exu

        Salve a todos, hoje vamos falar sobre uma linha de trabalho muito incompreendida por muita gente, a linha dos Exus, suas diversas funções para com os médiuns, consulentes, terreiro e ainda para com espíritos necessitados.

            Primeiramente para falar de Exu, temos que esclarecer algumas coisas a respeito dessa maravilhosa linha. Os Exus tem uma imagem distorcida pela população e muitas vezes até por trabalhadores da nossa querida Umbanda, que por falta de estudos, comparam esta linha com marginais, com entidades prosmicuas, que fazem tanto o bem quanto o mal, que xingam consulentes, fazem beberagens, dentre tantas outras estúpidas ações. Esta imagem muitas vezes reflete as ações e pensamentos do médium, e não dos verdadeiros Exus, os qual acabam sendo mal interpretados, Exu vem no terreiro para esgotar todas as nossas trevas, Exu vem na nossa vida para aplicar a justiça, e a justiça é justa, não é boa nem má, por isso muitas vezes as pessoas por sofrerem as consequências de seus atos desregrados culpam estas entidades, que nada mais fazem a não ser cumprir a Lei do Retorno. Quem deve paga, quem merece recebe.

            Cabe ainda ressaltar a utilização de bebidas alcoólicas, fumos, incensos, defumadores, pólvoras, velas e outras ferramentas utilizadas por estas entidades. Não vamos aqui falar sobre cada uma das ferramentas, pois já foi explicado no post "Ferramentas e elementos da Umbanda", mas vamos esclarecer quanto ao uso destas. Estas ferramentas são de caráter magístico, atuando energeticamente em cada trabalho feito pelos Exus, sejam eles de limpeza, desmanche de magias, reequilíbrio energético e etc, nunca confundindo o uso destas com um simples achismo de que a entidade, fuma ou bebe, por costume ou vontade.

            O que não se pode confundir nessa linha de trabalho é a sua função na espiritualidade, onde é comum se dizer que trabalho de Exu é trabalho de Esquerda, que nada mais é que uma referência a polaridade de sua energia, ou seja, o lado negativo. A Esquerda de Deus não significa oposição as Leis Divinas, esses espíritos servem a Luz, atuando no campo negativo das Trevas que são geradas dentro de cada ser. 

           Esclarecida tais questões, podemos falar das funções desempenhadas por esta Linha de trabalho. Para mostrar como uma das funções exercidas por Exu, pegamos um "simples" dia de atendimento no terreiro, onde tudo começa nas intuições e influências espirituais dos guias que um consulente já recebeu durante o sono do dia anterior, fazendo que tome a atitude de ir ao terreiro receber o seu amparo. Definido o objetivo do consulente um Guardião (Exu, até mesmo uma Pomba-Gira), já é posto de prontidão próximo a esta pessoa, para vigia-la, dando proteção e sustentação durante todo o trajeto até o terreiro. Quando a pessoa adentra o bairro próximo do terreiro, lá se encontram outros Guardiões que sustentam o perímetro espiritual onde o terreiro se encontra, estes dão permissão a alguns espíritos que venham a estar juntos do consulente para adentrarem o terreiro e receberem também o seu atendimento. Após o consulente ter entrado no terreiro, ter sido limpo e energizado por diversas entidades, este se estiver com seus pensamentos em desarmonia, estará sendo vigiado por outros Exus que já se encontram dentro do terreiro, evitando assim que abra "brechas" para ataques emocionais e energéticos provindo dos seus pensamentos, que possam vir a prejudicar o andamento dos trabalhos e até mesmo de seu próprio atendimento.

         Dentre os trabalhos feitos com os consulentes podem haver diversos tipos de tratamentos, se no dia que o consulente está sendo tratado é gira de Esquerda, e este estiver amagiado (demandado), os Exus atuam com naturalidade nestes aspectos, retirando todas as cargas densas e nocivas que se encontram em aparelhos e parasitas astrais no corpo espiritual do consulente, isso tudo feito dentro de campos energéticos, criado pelos mesmos, para que o desmanche da magia não venha a afetar o corpo físico e perispiritual do consulente. Após feito os tratamentos devidos, qualquer ligação de fluidos energéticos ligados a entidades trevosas ou obsessoras que o consulente se encontrava, são devidamente cortadas (desligadas), e de prontidão tropas de Exus, comandadas por Caboclos e Pretos-Velhos, comumente da vibratória de Ogum, vão em busca destas entidades que se encontravam ligadas ao consulente para que seja aplicada a Lei Divina a estes seres. Ainda outras tropas são mandadas a casa do consulente para fazer uma higienização do local, enquanto este retorna a sua casa novamente acompanhado pelo Guardião.

         Este trabalho citado é apenas um dos diversos tipos de trabalhos que os Exus desempenham perante a Lei Divina. Há ainda muitas funções que estes desempenham com maestria, por exemplo, na proteção do terreiro e de seus trabalhadores, mantendo campos de forças em volta do terreiro, evitando que ataques espirituais sejam concretizados contra o mesmo. Um terreiro comprometido com as Leis da Umbanda jamais terá "brechas" para entidades levianas se aproveitarem dos demais da casa, energias densas, marginais do astral, parasitas, dentro outros, não tem a capacidade de atravessar o campo feito pelos Exus, a não ser que estes o permitam adentrarem-no para que mais tarde venham a ser detidos e encaminhados a Lei. Os Exus ainda antes dos trabalhos começarem, fazem uma varredura e limpeza energética atrás de qualquer armadilha que venha a prejudicar a sintonia dos médiuns com seus guias, mantendo assim o bom desempenho dos trabalhos.

              Os Exus ainda desempenham uma importante função para com os trabalhadores da Umbanda, estes tem a função de vigiar e guardar a cada instante da vida do médium. Os guias que tem essa função protegem a casa, a família e o desempenho perante suas obrigações materiais. Dentro disto não podemos ser ingênuos com o poder do nosso livre-arbítrio, achando que por ter um Guardião nos amparando, estaremos livres das consequências dos nossos atos, ou seja, em nosso lar para que possamos contar com a proteção deles devemos manter condutas e atitudes saudáveis, que expirem harmonia, saúde, tranquilidade, união, e outras energias benfazejas. Perante nosso trabalho devemos ter uma postura ética, respeitando o direito do próximo, sempre cuidando os "atalhos" que aparecem em nosso caminho, sendo normalmente armadilhas para testar a nossa conduta moral, e também não podemos nos esquecer de nossos momentos de lazer e descanso, procurando companhias e ambientes saudáveis, pois semelhante atrai semelhante, dentro desta visão podemos compreender que mesmo trabalhando na Umbanda e tendo a proteção dos Guardiões, se procurar-mos contato com lugares e pessoas desajustadas será este tipo de energia que atrairemos para nós. Podemos ainda lembrar uma passagem bíblica: "Diga-me com quem andas e te direi quem és".

                 Podemos fazer a comparação do Exu guardião com um simples guarda-costas, onde é muito mais fácil para este desempenhar o papel dele em um ambiente seguro, e não perante uma zona de risco.

                Encerramos agora com um trecho deixado pela entidade Senhor Barão, psicografado por Géro Maita:

               "É preciso conhecer para se respeitar!
              É preciso abrir a mente e os olhos do espírito para ver o que está acontecendo a sua volta, não estamos em um parque de diversões, estamos em um planeta em fase de evolução constante e competido por forças tanto da Luz, quanto das Trevas.
               O preconceito e a falta de informação são um ncer que nos devora gradativamente, é preciso refletir e acima de tudo abrir sua mente.
                Aos médiuns invigilantes, cada um a seu tempo colhe o que plantou.
                Aos desinformados a oportunidade é vindoura!
                Assim caminha a humanidade rumo a Luz, e nós aguardamos sempre este caminhar!
               Saudando as forças de todos! Saudando o Criador e todos Seus emissários do bem!
                Na Guarda da Luz!"