A Linha das Crianças apresenta muitos simbolismos quando atua nos terreiros, pois geralmente com ela vem o espírito festivo das crianças, trazendo a alegria das festas de aniversários infantis, os balões, os doces, os bolos, a alegria das músicas, a felicidade e a energia que as crianças transmitem nos dias de festas. Todo este simbolismo funciona como muleta psicológica para os médiuns e os consulentes, atuando diretamente no psicológico destes, atraindo-os para o terreiro, onde acabam por deixar-se envolver por toda esta egrégora, quebrando assim a barreira que muitos formam ao redor de si, com conceitos de "ser adulto", onde se privam de sentimentos e ações elevadas de carinho, amor, felicidade, que estes tinham quando eram crianças.
Esta linha é sustentada pela vibração de Oxumaré e Oxum, mas não quer dizer que os espíritos que atuam nela não possam ser de outra vibração, apenas está linha é regida por estes Orixás. Esta linha trabalhando na Umbanda tem como efeito a renovação energética, emocional e muitas vezes física do espírito (encarnado ou não), reequilibram as energias dos corpos, provocam grandes curas, tocando profundamente o emocional dos seres mais duros de coração, por terem um magnetismo tão intenso e bondoso, provocam o despertar da alegria, do amor, das emoções em todos em sua volta, sem precisar incorporar em todos os médiuns. Quando trabalha na energia de Oxumaré ela realiza com mais intensidade o despertar da renovação no ser, aspecto que é próprio desta vibração (Orixá).
Para entender o trabalho feito pelas crianças analisamos os espíritos que compõe esta, os quais são primeiramente os espíritos que ainda não encarnaram e são crianças, são os ditos "Encantados", estes por nunca terem encarnado apresentam um magnetismo de suas energias muito intenso, trazendo toda a pureza das vibrações que eles representam (energia do mar, terra, ar e fogo). Estes espíritos são preparados pela Cúpula espiritual da Umbanda para atuarem nesta linha, ficando mais próximos dos seres humanos, assim se acostumando com estes para logo mais virem a encarnar como tais. Outro tipo de espíritos que trabalham nesta linha são aqueles quais após o encarne vem a desencarnar logo na infância, conservando assim toda a inocência e pureza que uma criança possui, estes não tendo acesso a sua bagagem espiritual de vidas passadas trabalham na Umbanda por meio da Linha das Crianças (como verdadeiras crianças), por isso algumas vezes temos relatos de sua ultima encarnação, na qual ainda se lembram de como era sua vida na carne e como teve seu desencarne (ainda criança). Ainda temos uma outra situação, da qual um espírito que já dotado da forma adulta, assim não possuindo mais a pureza e inocência das crianças, mas sim a maturidade, a consciência e o amor, adotam a roupagem fluídica de uma criança para lhe dar com o tratamento de espíritos que não conseguiriam assimilar a ajuda, o amor e o carinho que recebem se a aparência do espírito socorrista fosse diferente.
Esta linha teve como um dos principais objetivos dentro da Umbanda, atingir e evangelizar as crianças, as deixando assim mais confortáveis para interação com a espiritualidade desta religião, que visa englobar a todos os públicos de idades, classes sociais, etnias, e crenças diferentes. Por isso sempre que houver uma gira de crianças, incentive seus filhos, sobrinhos, netos, e amigos irem receber a energia desta linha.
Uma criança vai se sentir muito mais a vontade para falar com outra criança, ou seja, alguém de seu "mundo", então se alguem diz que em certo terreiro não se deve levar crianças, pense bem, pois não deverá ir nem os adultos.