Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Baianos

       Ainda falando sobre as linhas de trabalhos na umbanda, hoje citaremos o trabalho da Linha dos Baianos, a sua função dentro do terreiro para com médiuns e consulentes, a vibração que rege esta linha, e outras curiosidades.

         A Linha dos Baianos foi estruturada pelo plano astral com o intuito primeiramente de recepcionar e doutrinar as pessoas de cultura simples ligadas ao campo, que nos anos 70 durante a expansão da Umbanda estavam chegando aos terreiros aos milhares, por se sentirem a vontade com esta religião. O Baiano tem essa recepção pelos povos simples, pois trata os aspectos da vida com muita clareza, franqueza, alegria, simplicidade, com o jeito amigo e cativador que esta linha apresenta.

        Os Baianos são a face do povo, representação da nação de onde se encontram, sendo assim, se um espírito se apresentar no Rio Grande do Sul como um gaúcho, ou em MG como um mineiro, estes se encontram atuando no grau Baianos, e estão representando a face do povo, no caso a sua localidade, para que assim o povo se sinta mais a vontade para se comunicar com as entidades.

      Nesta Linha é mais comum se apresentar espíritos que foram em outras vidas, cangaceiros, baianas, mestres de catimbós, sacerdotes de candomblé, entre outros. Está linha é regida pela vibração de Yansã, por apresentar toda esta energia ativa, movimentadora dos ventos, de mudança de estados energéticos e emocionais, mas não quer dizer que não há Baianos que trabalhem em outras vibrações, o Baiano que trabalha na vibração de Xangô, logo vai ser um Baiano de Yansã/Xangô.

         Os Baianos tem um papel muito importante dentro do terreiro, do qual é manipular e movimentar as energias salutares e não salutares, ou seja, não permitindo que as energias não salutares, provindas de pensamentos e ações negativas de médium invigilantes ou até mesmo de consulentes, venham a se estagnar prejudicando o andamento dos trabalhos, assim com as forças do vento e a manipulação dos elementais deste elemento, os chamados Silfos e Sílfides, movimentam estas energias levando-as para certos locais onde estas serão transmutadas e absorvidas pela natureza. Também com esta manipulação de energias, utilizam desses elementos para movimentar e ativar as energias salutares que serão utilizadas ao decorrer dos trabalhos.

         O trabalho desta Linha para com os consulentes através da manipulação do ar e seus elementais, ocorrem desde o instante que os consulentes adentram o terreiro, removendo toda e qualquer energia negativa provinda de atitudes e pensamentos malfazejos, assim higienizando os corpos espirituais dos consulentes, nessa limpeza com as suas especialidades conseguem agir no foco, ou seja, na origem dos problemas emocionais e espirituais dos que vão em busca de socorro, muitas vezes atraindo os espíritos que obsediavam os consulentes para encaminhá-los também para seus respectivos tratamentos. Não somente com estas funções, a Linha dos Baianos atua na proteção energética dos terreiros, juntamente dos Guardiões, Boiadeiros e Caboclos, criando vórtices energéticos na parte astral em volta do terreiro, repelindo energias negativas provindas de ataques de entidades trevosas, que visam prejudicar o andamento dos trabalhos do terreiro.

            Dentro desta Linha, não poderíamos esquecer do importante trabalho das Baianas, que em muitos casos tem como especialidade o trabalho doutrinário e socorrista, no resgate à bolsões de espíritos sofredores, atuando em postos avançados de socorro adentro das regiões umbralinas com seu amor, ternura, conhecimentos de limpeza energética, sabedoria e imensa bondade para com qualquer ser. São muitas essas Baianas que desempenham esta função em zonas inóspitas do astral inferior, sendo assim, seu trabalho é crucial para o saneamento de diversas áreas do nosso orbe.

          Saravá todo o povo da Bahia, Salve nosso Senhor do Bonfim, Eparrei nossa Mãe Yansã.