Antes de entrar estreitamente no assunto sobre o Orixá Oxalá, é importante esclarecer algumas coisas a respeito deste Orixá. É comum vermos no meio umbandista algumas confusões a cerca de Deus, Jesus Cristo e Oxalá, onde alguns pensam que estas três forças espirituais são a mesma coisa.
Deus esta acima de todas as coisas, e a maneira que nós, simples espíritos humanos, conseguimos nos identificarmos com Ele é como Criador de tudo e de todos, para nós Deus é o Tudo e está a cima de todas as forças e seres, pois tudo que está em nosso universo provem de Deus, ou como chamado na Umbanda, Zambi ou ainda Ollorum.
Jesus Cristo ao nosso modo umbandista de ver não é Deus e sim mais um de Seus filhos, espírito de elevada evolução espiritual que nos coordena e nos ampara no planeta Terra. Trouxe a máxima do amor, Lei universal, que mudou e ainda muda o percurso da humanidade, e assim como nós veio do ventre de uma mãe, por tanto, foi um ser humano que carregou todas as qualidades do Orixá Oxalá, assim pode-se enquadrar como um filho de Oxalá, mas não como Oxalá enquanto Orixá ou vibração divina.
Na
Umbanda o Orixá Oxalá é o Trono Masculino da Fé, sendo o Orixá Universal deste
sentido, aquele que emana, ampara e sustenta toda a energia da fé. Esta é a
energia que magnetiza e congrega, sendo assim sem Fé nada existiria, nem mesmo
os outros Orixás, por isso é a primeira irradiação divina, da qual as outras se
dividem. Atua
na nossa vida no aspecto positivo da Fé, alimentando e amparando aqueles que
nutrem a Fé em suas vidas, congregando e
magnetizando os seres humanos nos diversos sentidos da vida. Qualidade
de Oxalá é a Fé, ou seja, a esperança, o crer, acreditar no melhor, no divino,
num sentido maior. Por ser o Orixá Universal, ele atua passivamente na vida de
cada indivíduo, ou seja, ele irá amparar a Fé daqueles que a nutrem,
sustentando e dando forças para estes continuarem exercendo sua fé.
Já que citamos o exemplo de Jesus Cristo como um filho de Oxalá, podemos citar algumas qualidades que este possuía para exemplificar a atuação deste Orixá em nossas vidas. Por exemplo, Jesus Cristo congregou, reuniu, incentivou a milhões de pessoas ao seguirem com suas mensagens e seus atos de fé, amor e perdão. O ato de congregar e reunir pessoas por si só já uma característica do poder de Oxalá.
A força de Oxalá rege em nossa estrutura espiritual o Chakra Coronário, localizado no topo ou coroa de nossa cabeça, que está ligado diretamente ao Sentido da Fé, da capacidade de expansão da consciência universal do ser. Seu ponto de força na natureza se encontra em mirantes e campos abertos, onde possa sentir a paz, a plenitude de tudo que está a sua volta, sua cor é o branco, sua pedra é o Quartzo Branco, Cristais e demais pedras de coloração branco, entre seu sincretismo não está ligado somente a Jesus Cristo, mas também podemos adotar a imagem de Buda.
Pai Oxalá é o Trono Masculino no sentido da Fé, de polaridade Positiva, e faz par com Mãe Logunã, a qual trataremos em outro post. Que Pai Oxalá abençoe a todos nós, nos auxiliando a cultivarmos a fé, a compaixão, a aceitação das diferenças, o perdão e a nutrir a paz dentro de nós. Saravá meu Pai Oxalá!