Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ogum

         Salve queridos irmãos, dando continuidade ao tema Orixás na Umbanda, vamos hoje tratar do nosso amado Pai Ogum, Orixá Universal do Sentido da Lei. Abordaremos suas características energéticas, algumas das formas de atuação em nossas vidas e outros aspectos.                
                
         Ogum Orixá Universal do Sentido da Lei, essa é a energia que atua de forma passiva em nossas vidas, irradiação de caráter Positivo (Masculino). Podemos dizer que por atuar nesse aspecto em nossos sentidos, irá intensificar, sustentar e potencializar as qualidades de ordem, disciplina e direção, sejam elas mentais, sentimentais ou materiais.
              
        Tão comum é vermos as pessoas pedindo a Pai Ogum que abram seus caminhos, mas sua capacidade de atuação junto a nossa vida não é somente para este caráter. Quando muitas vezes estamos perdidos nos nossos infinitos pensamentos, sem clareza para enxergar aquilo que nos cerca, o que nos falta não é um caminho e sim parar, pensar e ordenar as possibilidades já existentes ao redor. Isto é Ogum, é a ordem, é a Lei, execução dos pensamentos, das atitudes, das palavras, das energias, execução da Justiça Divina

        Tudo no Cosmos tem uma ordem, uma direção, tem energia que precisa agir no tempo certo, de maneira própria, e numa intensidade desejada e necessária, ai se encontra a natureza desta energia divina que nós damos o nome de Ogum. Para que esta energia atue dentro de nós, precisamos primeiramente nutri-la, por isso é uma energia que atua de forma passiva nas nossas vidas, pois primeiro deve partir do nosso interior, para que outra força externa, ao ser evocada, possa intensifica-la.

          Guardião de nossos caminhos, mas não só isto, Ogum em sua grandeza, é o guardião de todos os sentidos da vida, ou seja, para o sentido da fé, amor, conhecimento, justiça, lei, evolução e geração, haverá um Ogum, uma força ordenadora e protetora destes sentidos. Por este e diversos outros motivos temos na imagem de Ogum o cavaleiro, o guerreiro, aquele que está no em cima e no embaixo, na esquerda e na direita, com sua espada, seu escudo, sua lança e suas vestes.

         Por esta irradiação divina estar presente em todos os Sentidos, ordenando e guardando cada sítio vibratório, agora falando diretamente dos Pontos de Força da natureza, vemos que Ogum não necessariamente tem um sítio específico, pois este atua guardando todos os demais, dai vemos os nomes conhecidos de seus enviados:

Guardando as Cachoeiras e Rios – Ogum Iara, Ogum 7 Pedras...

Guardando as Matas – Ogum Rompe-Mato, Ogum 7 Flechas...

Guardando os Mares – Ogum Beira-Mar, Ogum 7 Ondas...

Guardando as Montanhas – Ogum 7 Pedreiras, Ogum 7 Montanhas...

Guardando as Campinas – Ogum de Lei, Ogum 7 Espadas, Ogum 7 Lanças...

Guardando o Cruzeiro – Ogum Megê...

          Estes são só alguns dos Guardiões Naturais mais conhecidos sob a energia de Ogum.

      Entrando em outros aspectos deste Orixá, podemos ver que sua cor é vermelha, seu símbolo pode ser a espada, o escudo, a lança, a estrela de cinco pontas, dentre outros. A energia de Ogum do Trono Eólico e elemento Ar esta ligada ao nosso Chakra Laríngeo, localizado na garganta, sua pedra pode ser a Granada ou Hematita, Orixá sincretizado com São Jorge, por este apresentar as características de um filho de Ogum, onde apresenta a perseverança, coragem, disciplina e humildade.

         Que Pai Ogum abençoe a todos, levando ordem mental, emocional e espiritual na vida de todos os filhos de Deus! Saravá meu Pai Ogum! Ogunhê!