Salve a todos, ainda tratando dos Orixás na Umbanda, hoje abordaremos as características energéticas, algumas das formas de atuação em nossas vidas e outros aspectos do nosso querido Pai Obaluayê.
É
o Orixá Universal no sentindo da Evolução, polo positivo (Masculino) que atua
de forma passiva na nossa vida. Podemos falar que atua passivamente pois
sustenta, ampara e irradia todas nossas virtudes e qualidades que levam a
evolução. Este Orixá representa o mistério ancião, ou seja, a sabedora, a paciência e experiência que um ancião possui, por isto temos nele a imagem do velho Orixá.
E
o que seria a evolução que tratamos a respeito, quando falamos de Pai Obaluayê?
A
evolução está em tudo e em todos, o tempo todo e durante todo o tempo, isso
quer dizer que cada situação vivenciada, é passar por uma experiência, que dela
podemos tirar algo de bom ou não, assim evoluindo naquele momento ou não. Por
isso este Pai Orixá tem como caráter uma energia transformadora, transmutadora,
pois com cada passagem que temos em nossas vidas podemos selecionar o que
iremos levar, sendo aspectos que irão acelerar nossa evolução ou outros que
irão atrasar.
Algo
muito comum entre os Umbandistas é ver Obaluayê
e Omulu como um mesmo Orixá, mas como estamos indo a
fundo no conhecimento sobre as divindades, vemos que estes dois Orixás, embora
muito ligados, se tratam de energias divinas distintas. Podemos pega um exemplo
bem simples de ver a diferença entre os mesmos:
Temos
o Campo Santo (cemitério, calunga pequena) como o ponto de força de Pai Obaluayê,
mas temos a presença muito grande de Pai Omulu
no mesmo local. Esta ligação se dá pois a morte é o fim da vida física, ai
vemos a atuação de Pai Omulu,
justamente no fim da vida, mas também vemos o começo da vida espiritual, ou
como muitos chamam, a grande passagem. Como Pai Obaluayê
é o Senhor das passagens, vemos a atuação dele junto a Omulu,
onde este é o fim e Obaluayê
é o grande retorno. Podemos
pegar também pelo aspecto físico da Calunga Pequena, onde a superfície da terra
santa é a força de Obaluayê,
e o embaixo é a terra de Omulu.
Tratando
ainda em aspectos de transformação, podemos ver este Pai Orixá ligado
diretamente a cura, onde esta nada mais é do que a passagem da enfermidade para
um estado saudável. Então através da cura por meio das ervas vemos a atuação de
dois Orixás, onde Oxóssi traz a força dos vegetais e Obaluayê
transforma esta força para a cura de um mal específico.
Entrando em outros aspectos deste Orixá, podemos ver que sua cor é a violeta, seu elemento é a terra, sua pedra é a Turmalina Negra, seu campo de força fica no cruzeiro do campo santo (calunga menor) ou a beira mar (caluga maior), sua oferenda pode ser feita com pipocas e velas da cor violeta, sua energia esta ligada diretamente ao Chakra esplênico em nossos corpos e seu símbolo é a Cruz.
Cabe salientar uma curiosidade a respeito da pipoca, que é muito utilizada nos trabalhos de cura e descarrego sob a energia de Obaluayê, é que a passagem do grão para a pipoca se caracteriza na evolução deste Orixá, onde o singelo grão após sofrer pressão causada pelo calor da panela se transforma em uma linda flor, mais conhecida como pipoca. Podemos nos colocar no lugar do grão onde ainda somos tão duros e inflexíveis devido ao nosso ego, tendo o calor e as pressões como as ocasiões e sofrimentos o qual passamos durante a vida para nos burilar o espírito, e finalmente a flor da pipoca, tal qual como um dia seremos livres das amarras que criamos e de tudo aquilo que nos impede de expressar a beleza divina que há dentro de nós. Uns estouram mais rápido, outros demoram mais, mas todos caminhamos para os braços de Zambi.
Saravá meu Pai Obaluayê! Atotô meu Pai!
