Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Iemanjá

     Saravá a todos! Voltamos aqui para realizar mais um post a respeito dos nossos amados Pais e Mães Orixás. Hoje iremos tratar daquela que tem a maior figura maternal dentro do panteão dos Orixás, a nossa querida Mãe Iemanjá. Trazendo informações a respeito de suas características energéticas, atuação e influência em nossas vidas.

      Orixá Universal no Sentido da Geração, ou seja, polo positivo, feminino, que faz par com Omulu na Geração. Irradia a energia criacionista, sustenta e ampara a força da geração dentro de cada ser, em todos os aspectos e sentidos de nossa existência, afinal é ela que faz existir, que faz nascer e criar. Mãe Iemanjá está em todo o momento de nossa existência irradiando em nós sua vida, sua criação no sentido da fé, amor, conhecimento, justiça, lei, evolução... Nela está representada o princípio feminino, pois é o  “lado Mãe” de Deus, a “Mãe de todos os Orixás”, conforme as lendas africanas, isto se justifica pois Iemanjá está na origem de todas as coisas.

      Muito ligado aos sentimentos está o aspecto energético do elemento aquático, o campo que nossa Mãe Iemanjá controla e rege, que não por acaso, na figura de mãe, Iemanjá está de braços abertos pra receber todas suas filhas e filhos, lidando com suas frustrações e alegrias.

     No mar vemos a atuação de todas as águas, pois todas as águas correm até ele. O mar “lava” os nossos problemas e mágoas, renova a nossa vontade de viver, justamente porque a sua energia é uma irradiação da “Mãe da Vida”. Assim, podemos pedir a Iemanjá que nos ajude a lidar com as nossas emoções e a equilibrá-las.

     É Ela quem nos dá um sentido de união, de grupo, transformando a convivência num ato familiar, criando raízes, proporcionando sentimentos de irmão para irmão, de pai para filho, com ou sem laços consanguíneos. É uma energia Sagrada que nos integra no Todo da Criação de forma amorosa e maternal.

     Para lidar com a energia de Iemenjá, além daquela que existe dentro de nós, de nossos sentimentos, atitudes e pensamentos, podemos tomar em mãos alguns conhecimentos no campo do simbolismo, ferramentas e elementos magísticos. Por exemplo, para entrar em sintonia com essa vibração de forma mais intensa, podemos ir até seu ponto de força que é o Mar, já no campo de cores e velas temos o azul claro como sua cor. Também no campo magístico podemos utilizar de algumas pedras que emitem vibrações na qualidade de nossa Mãe Iemanjá, tais como, pedra Água Marinha, Quartzo Azul e Sodalita, como podemos ver nossa Mãe rege o Trono Aquático e seu elemento principal é a água. Orixá este que rege o chakra Básico e tem em suas simbologias as figuras das ondas, da Lua, da estrela de sete pontas, entre outros. Cabe ainda uma curiosidade, a imagem de nossa querida Mãe Iemanjá não foi criada com base em algum sincretismo, mas podemos associa-la a figura de Nossa Senhora dos Navegantes, onde apresenta a figura maternal ligada as águas.

        Salve nossa Mãe Iemanjá! Odociaba Iemanjá! Odoiá, Salve a Rainha do Mar!