Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Iansã


         Salve salve irmãos e irmãs! Hoje, ainda tratando a cerca dos Orixás na Umbanda, iremos abordar as características energéticas, modo de atuação e outros afins à respeito de nossa amada Mãe Iansã. Eparrey Oya!
        
         Mãe Iansã é o Orixá Cósmico no Sentido da Lei, sua energia é de polaridade negativa e atua de forma ativa em nossas vidas. Por ser ativa, quer dizer que é uma mãe reparadora e retificadora no campo da lei, onde através de sua força movimentadora leva o ser a uma modificação interior ou modifica as situações e possibilidades ao redor do ser e do todo.


          Podemos entender melhor a relação de movimentar energias, devido a natureza das ondas energéticas deste Orixá, onde quando atua numa natureza totalmente Eólica, encontramos duas particularidades energéticas:

Onda de energia em espiral centrífuga: Esta que é o giro de energias de dentro para a fora, ou seja, onde lida com energias internas às externando;


Onda de energia espiral centrípeta: Justamente o contrário da primeira, onde faz a movimentação de energias externas em direção ao centro visado.

        É comum vermos Iansã fazendo par com Xangô, assim como Ogum fazendo par com Egunitá. Podemos entender o porque deste entrelaçamento vibratório seguindo o seguinte raciocínio. Sabendo que Iansã  tem como seu elemento natural o Ar, vemos que quando faz par com Ogum, no Sentido da Lei, vai lidar diretamente com as questões do desequilíbrio deste sentido,  pois Ogum é o ar que ordena e Iansã é o ar que movimenta.

          Já quando faz par com Xangô, pode adquirir diversas funções, seja hora intensificando o sentido de justiça num ser, aumentando a chama da Justiça com o vento da Lei, e hora anulando e neutralizando os excessos neste campo. Já que entramos nessa questão de entrelaçamento vibratório, podemos trazer aqui também a situação onde Egunitá (Mãe Cósmica da Justiça) faz par com Ogum, hora através de seu fogo divino, consumindo os excessos de ordem, e hora intensificando os mesmos.

          Assim temos a possibilidade de enxergar ainda mais os Orixás como energias, provindas de Ollorum, e deixando de tomar os Orixás como imagens, santos e até mesmos seres humanos.

          Tratando agora de aspectos mais ritualísticos e simbólicos, podemos ver algumas formas e elementos de nos conectar com a força Divina de Iansã, sendo através de visitas ao seus campos de forças, sendo eles campos abertos e outros demais campos de força de todos os Orixás, pois como Ogum, Iansã é o par feminino do Mistério da Lei, sendo assim guardiã de todos os campos. Podemos também identificar sua força magística na cor amarelo, se pegarmos seu aspecto energético nos minerais, encontramos sua força no Citrino. Seu Trono é Eólico e o elemento Ar, e sua força nos corpos espirituais sustenta no chakra Laríngeo. Podemos ainda ver seu simbolismo na forma de espiral, cabe também citar que Iansã é sincretizada nada figura de Santa Bárbara.

           Eparrey nossa Mãe Iansã! Salve Santa Guerreira!