Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Oxum


            Saravá a todos! Estamos aqui mais uma vez, depois de algumas semanas sem postar, trazendo novos assuntos sobre Orixás. Desta vez o Orixá mencionado será nossa querida Mãe Oxum, onde trataremos a respeito de seu aspecto energético e suas qualidades enquanto vibração de Deus.
         
        Dentro de um panorama no qual enxergamos os Orixás como desdobramentos de Deus, ou seja, qualidades que provem do Criador, Oxum representa o Amor por excelência enquanto energia feminina.  Energia que assim como todos os demais Orixás está presente no nosso íntimo e ao nosso redor, podemos ver esta energia de uma forma mais material representada nos pontos de força de nossa Mãe Oxum, na imagem das águas doces, rios, cataratas e cachoeiras. Na força da água vemos a maneira de como ela flui com facilidade, de forma natural, contornando pedras e obstáculos que por ventura estejam bloqueando o seu caminho, e muitas vezes perfurando-os com a força do fluxo da água.

         Assim como água que flui, contornando ou perfurando com facilidade os obstáculos, a energia divina do amor chega até nós da mesma maneira, ultrapassando e vencendo todas as barreiras de natureza maligna que criamos. Mas para que esta energia flua facilmente em nossas vidas, temos que nutrir em nosso íntimo um sentimento equivalente a esta energia, então veremos o nosso sentimento de amor atraindo a energia divina do amor que está presente ao nosso redor. Identificamos assim uma das naturezas da vibração de Oxum, que é a atração, onde amor atrai amor, ligando assim a Lei Universal do Amor trazida por Jesus, a outra lei bem conhecida, a qual "semelhante atrai semelhante".

           Entendendo a característica de atração do Amor, vemos que ela está intimamente relacionada ao conceito do livre arbítrio que Deus nos proporciona. Neste livre arbítrio o ser humano tem a capacidade de escolher todas as ações, pensamentos e sentimentos que ele deseja nutrir, então quando um ser se encontra em desequilíbrio envolvido em um casulo de orgulho, medos, revolta entre outros sentimentos perturbados, para que ele possa sair daquela situação a lei do amor será aplicada, através dos Guias que conduzem aquele ser, e esta lei só irá vencer no momento em que aquele espírito se deixar vencer por ela, pois Deus é amor, e o amor não obriga ou impõe e sim disponibiliza e liberta.

          Se ligarmos a força do amor a um conceito mais materialista, podemos ver algumas pessoas relacionando a prosperidade de Oxum ao seu ganho material, o que não é incorreto, mas precisamos entender o motivo desta ação ter fundamento. Quando fazemos uma oferenda para Oxum pedindo prosperidade no trabalho, não devemos entender que será uma troca de favores, onde ao entregar a oferenda obteremos ganhos materiais. Não acontecerá desta forma! Uma oferenda simples, feita com amor, respeitando o meio ambiente onde for realizada, irá somente surtir efeito em nossas vidas se em nosso dia-a-dia colocarmos a força do amor em nosso trabalho, seja ele qual for, então a energia provinda daquela oferenda será a energia de Deus intensificando aquela que escolhemos nutrir no nosso íntimo, e nada mais.

          Por exemplo: Um vendedor, que cuida da sua loja, dos seus produtos, mantêm ela sempre limpa, perfumada, organizada, cumpre no prazo suas entregas e dedica extremo amor aos fregueses e na produção do produto, estará em sintonia com a lei do amor. O cliente ao ver toda esta dedicação e sentir o amor empregado pelo vendedor, com certeza irá voltar àquele lugar e indicará para pessoas do seu círculo social o mesmo estabelecimento, e isto acontecerá sucessivamente, já que o amor tem este poder de atração.

              Podemos ainda ver as características de Mamãe Oxum em elementos ritualísticos, tais como as cores que a representa como dourado, amarelo ou rosa, temos também sua energia presente na pedra Quartzo Rosa. Mãe Oxum está assentada no Trono Mineral e seu elemento também é o mineral, cabe ainda salientar que seu ponto de força na natureza está nos rios e cachoeiras.

              Compreendemos agora que a energia de Oxum provem do amor de Deus, e este amor não amarra, não machuca e não força ninguém a vivencia-lo. Este amor é o amor que agrega, que atrai, que liberta e que faz prosperar. Saravá nossa Mãe Oxum! Ora Yê Yêo!