Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Nanã Buroquê

             Olá pessoal, voltando a tratar dos Orixás na Umbanda, falaremos hoje a respeito das características e forma de atuação de nossa querida Mãe Nanã Buroquê, Orixá Cósmico do Sentido da Evolução.


        Nanã Buroquê é a nossa querida Mãe no sentido da evolução divina, ou seja, energia de polo negativo (Feminino) e que atua de forma ativa nas nossas vidas, pois quando evocada passa a nos auxiliar a lidar com todos aqueles vícios e negativismos que nos impedem de evoluir.

        Faz par com nosso Pai Obaluayê, onde este enquanto nos auxilia a intensificar e alimentar as virtudes que nos tornam mais leves e aptos a alçar voos maiores em direção a nossa evolução, Mãe Nanã lida exatamente com aquele peso que carregamos, ou seja, nossos vícios, maus pensamentos que nutrimos, más atitudes, nosso ego, tudo aquilo que nos puxa para baixo. Por ser assim, a energia de Nanã tem natureza decantadora, onde vai distinguindo em níveis de acordo com a densidade, absorvendo o mais pesado e dando vazão ao mais leve.

          Por isso tomamos o campo de força de Mãe Nanã como o lago e os manguezais, onde se reflete na superfície a água límpida e calma, mas nas profundezas está o lodo, pedras e demais impurezas.

          Essa energia divina está extremamente ligada as duas maiores passagens que temos na trajetória de nossa evolução, primeiramente quando “morremos” no lado espiritual para dar início a vida física, onde Nanã Buroquê irá nos preparar mentalmente e espiritualmente para encarnar, organizando e separando os nossos níveis conscienciais em partes acessíveis e não acessíveis de acordo com a programação reencarnatória. E na segunda passagem na qual morremos em carne e retornamos a espiritualidade, e ela quem nos acolhe e prepara para a “nova” caminhada, onde assemelha cada ser ao seu peso vibracional específico.

         Podemos ver Pai Obaluayê e Mãe Nanã Buroquê serem retratados como os Orixás mais velhos, pois representam os Mistério Ancião, pertencente ao sentido divino da evolução, onde transmitem nesta figura anciã a sabedoria do ser, que passa por diversas experiências, adquire uma bagagem de inúmeros conhecimentos e sabiamente os aplicam em suas vidas e na vida daqueles que os procuram. Assim temos a Linha dos Pretos e Pretas velhas sendo sustentada e regida por Pai Obaluayê e Mãe Nanã Buroquê, onde nesta linha irão trabalhar espíritos de grande sabedoria e especialidades afins com estes Orixás.

          Tratando de outros aspectos deste Orixá, podemos ver que a cor usada para Nanã é a cor lilás, seu trono é o Trono Telúrico e seu elemento é a água, a pedra que contem suas características energéticas é a Ametista e sustenta junto de Pai Obaluayê o Chakra Esplênico. Orixá este sincretizado com Santa Ana, têm como seu campo de força os lagos e manguezais.

            Saravá minha Mãe Nanã Buroquê! Saluba minha Mãe!