Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Umbanda: Religião genuinamente BRASILEIRA!

"É comum ouvir-se dizer que UMBANDA foi trazida ao Brasil pelos escravos. Entretanto, o testemunho dos pesquisadores nos fazes saber que os negros não davam aos seus cultos a denominação de Umbanda. O vocábulo era praticamente desconhecido entre os cultores das seitas africanas...

Isso não exclui o papel relevante que a crença dos negros desempenhou na formação da Umbanda, da qual se constituiu um dos principais alicerces, dando-lhe, como contribuição primordial, os Orixás.

Negros e Índios tiveram, de certo, a missão de implantar, em nosso país, as bases sobre as quais se havia de erguer a mais brasileira de todas as religiões, já que, de sua constituição, participaram as três raças que constituem o nosso próprio povo.

A Umbanda, em suas práticas, aproxima-se mais da origem nativa do que da africana. Em sua estrutura, porém, prevaleceu a influência negra.

Os conceitos da reencarnação e da comunicação com os desencarnados, já existentes no culto dos nativos, foram reforçados pelo Espiritismo, através de sua doutrina esclarecedora.

O Catolicismo deu valiosa contribuição à Umbanda; em grande parte, por influência do negro, ao qual havia sido imposta a assimilação do Orixá ao Santo; e também através dos primeiros médiuns umbandistas, ainda afeiçoados à religião dominante, na época.

UMBANDA é, portanto, o produto de uma evolução religiosa.

Suas origens encontram-se nas filosofias orientais - fonte inicial de todos os cultos do mundo civilizado - e sua implantação, em nossa terra, deu-se com a fusão das práticas, dos conceitos e crenças do negro, do branco e do índio."


(Trecho retirado do livro "Origem da Umbanda, Módulo 1", escrito por Padrinho Juruá).