Páginas

sábado, 21 de julho de 2018

Por que entender a respeito da espiritualidade?


Quando falamos de espiritualidade, para muitos, isto se torna algo chato ou sem muito a agregar em nossas vidas, pois para eles, espiritualidade é apenas sinônimo de fé, oração, milagres, tabus, mitos, lendas e até enganação. Porém, falar sobre espiritualidade não é apenas falar de fé e etc., envolve muito mais do que isso, e é sobre isso que buscamos comentar neste pequeno texto.


Entender sobre a espiritualidade não tem nada a ver com rezar, cruzar os braços e esperar que Deus, algo ou alguém nos dê o que precisamos ou desejamos, mas tem a ver com tudo que acontece em nossas vidas, desde o campo profissional, social, amoroso, material e é claro, espiritual.

Mas o que entender sobre espiritualidade tem a ver com tantas coisas relacionadas a matéria? Bom, assim como as leis da física e a matemática nos possibilitaram entender tantas coisas, ajudando-nos a evoluir em diversos campos, entender sobre as leis que regem a vida, isto é, entender sobre espiritualidade, também nos proporcionará grande avanço na caminhada terrena, e isso se dá pelo fato de que espiritualidade não está atrelada somente a ideias como fé, por exemplo, mas sim ao autoconhecimento, ao entendimento do que nos cerca, das emoções, do que elas causam, de como as coisas nos afetam, da boa moral, de educação, de responsabilidade, de energias, mas não aquelas mágicas e fantasiosas, mas das que geramos com o pensamento, com o sentimento e o que elas causam em nós e naqueles que estão a nossa volta. Entender sobre espiritualidade é compreender que por de trás deste corpo de carne e ossos somos espíritos, e assim como a anatomia nos ajuda a entender o corpo físico, estudar o espírito nos ajuda a compreender o corpo espiritual e qual a relação entre ambos. Este último ponto por si só já nos ajudaria a entender tantas outras coisas, como as doenças que surgem, por exemplo.

Falar de espiritualidade não é falar de milagres, mas sim de merecimento, e isto quer dizer que ninguém recebe ou ganha nada de graça, mas sim, atrai para si o resultado de seu esforço, ou seja, nada mais do que o merecido. Inclusive podemos ver Jesus falando claramente sobre isso quando ele comenta:

“Pedi, e vos será concedido; buscai e encontrareis; batei e a porta será aberta para vós”. Lucas – 11:9

Podemos ver que Jesus não fala “espera que ganharás”, ele indica uma ação nossa para que algo aconteça, ou seja, “busca e encontrarás”, é uma figura de linguagem utilizada por ele, que já indicava claramente que precisamos nos movimentar, ir atrás daquilo que queremos para que então venhamos a conquistar algo. Certa feita um amigo me disse: “De acordo com a quantidade de energias que empregares no seu objetivo, na mesma quantidade retornará seu resultado.” Nada mais nada menos do que a mesma coisa que Jesus disse, porém, com outras palavras, para melhor entendimento.

Desta forma, podemos ver que falar de espiritualidade não é falar de coisas inexplicáveis, mas sim, de conhecer o complemento desta vida na matéria, o que consequentemente nos fará compreender como agir e melhorar todos aqueles pontos que citamos anteriormente, isto é, profissional, social, etc., nos facilitando não só alcançar os nossos objetivos, mas também, nos mostrando como viver com qualidade e satisfação, pois teremos respostas sobre os tantos “porquês” que nos perguntamos todos os dias, aprendendo assim, como ser mais tolerantes, pacientes, compreensivos, confiantes e prósperos naquilo que buscamos em nossas vidas.

Falar de espiritualidade independe de qual religião você tem mais afinidade, podemos achar todos os apontamentos levantados neste texto no Catolicismo, Protestantismo, Espiritismo, Umbanda, Candomblé, Budismo, e etc. Mas qual a melhor para buscar esse conhecimento? Não existe melhor, existe aquelas que estão comprometidas com o bem, com auxiliar a fazer o próximo alguém melhor, com o estudo, e nestes locais com certeza todos nós temos muito a aprender e a crescer como seres eternos que somos.

Desejamos a todos uma boa busca pelo conhecimento, que Deus ilumine nossa consciência e nosso coração para seguirmos sempre trilhando o caminho do bem.